Search

Secretaria Nacional da Pesca pretende movimentar o Porto de Laguna


Investimento no Porto de Laguna, projetos de infraestrutura para a pesca, planejamento ambiental e a valorização do setor como uma atração turística, foram alguns dos temas debatidos no evento que reuniu autoridades locais, estaduais e nacionais.

Além da presença do secretário Nacional da Agricultura e da Pesca, Jorge Seif Junior, estiveram presentes também, O presidente do SINDIPI, Jorge Neves, a deputada estadual, Paulinha, o chefe de Divisão da Superintendência Federal do Ministério da Agricultura em SC, José Henrique dos Santos, o prefeito de Laguna, Samir Ahmad, o presidente do SAPERJ, Alexandre Espogeiro, o coordenador da Câmara Setorial de Arrasto de Camarão Rosa do SINDIPI, André Mattos, entre outros.


Para o governo municipal, o dia de hoje foi um dia histórico para o desenvolvimento da pesca lagunense, um dos setores mais importantes para a economia local." Estamos muito felizes em poder receber o secretário na nossa cidade, a pesca em Laguna merece mais atenção do governo federal e de investimentos. Nós temos um dos melhores portos do país que precisa ser melhor abastecido. Laguna precisa começar a desenvolver cada vez mais este setor tão importante para a economia do município, e tenho certeza que a partir de hoje será um novo começo para todos os trabalhadores da pesca”, comentou o prefeito Samir Ahmad.

As importâncias abrangem, desde da pesca artesanal até as necessidades de uma ação para valorizar o micro empreendedorismo pesqueiro. Também, a carência de projetos públicos de gestão ambiental, como a construção dos canais de drenagem de acesso da praia dos molhes até o Centro Histórico, além da possibilidade de realizar uma feira do peixe, em parceria com o governo municipal, entre outros pontos.

A deputada federal Paulinha, também esteve no encontro entregando ao secretário o projeto ‘Inova Pesca’, primeiro programa focado inteiramente para a infraestrutura pesqueira. “O Inova Pesca foi construído após uma grande pesquisa realizada em mais de 30 centros de pesca de Santa Catarina, o Inova é um projeto pioneiro que pode ser adaptado e usado em todo território brasileiro”, de acordo com a deputada.

Por fim, após ouvir todas as autoridades, o secretário Nacional da Agricultura e da Pesca, Jorge Seif Junior, agradeceu ao governo municipal pelo convite e pela realização do evento, afirmou que, a partir de hoje, a preeminência da secretaria será em colocar em movimentação o Porto de Laguna. “Para mim, é inaceitável que o setor pesqueiro não seja prioridade para o governo de Santa Catarina. A Secretaria da Pesca desde que deixou de ser ministério, perdeu consideravelmente os recursos que antes tínhamos para ajudar todos os centros pesqueiros do Brasil, com isso, estamos nos esforçando ao máximo para que seja viável ajudar a todos”, esclareceu o secretário. Ele também reforçou a importância da pesca esportiva como um atrativo turístico para a cidade, além de implementar uma alimentação à base de peixe nas escolas municipais, ações essenciais para fomentar o setor e movimentar a economia. “O objetivo da nossa secretaria é tornar o Brasil um país líder em exportação pesqueira, e tenho certeza que o Estado de Santa Catarina e o município de Laguna serão fundamentais para conseguirmos alcançar esta meta”, finalizou o secretário.


AC2 Produção, Comunicação & Marketing